30.08.2023

A Diáspora Judaica Portuguesa : Celebração das Jornadas Europeias da Cultura Judaica

Local: Centro de Interpretação da Comunidade Judaica

Inauguração: 3 de setembro de 2023 às 17h00

Exposição patente até 1 de outubro de 2023

No âmbito das Jornadas Europeias da Cultura Judaica, o Centro de Interpretação da Cultura Judaica apresenta, durante o mês de setembro, a exposição A Diáspora Judaica Portuguesa, organizada pela Editorial Chandeigne e apresentada em Portugal pela Associação Hagadá | Tikvá – Museu Judaico Lisboa.

Esta exposição conta, ao longo de 20 painéis, a história da diáspora judaica portuguesa no contexto sefardita, ainda pouco conhecida, desde a sua origem – a conversão forçada dos judeus portugueses, em 1497 –, até às reminiscências contemporâneas das memórias marranas e seus lugares de memória, mostrando-a como uma história judaica, mas também portuguesa, europeia e mundial. Perseguidos pela Inquisição a partir de 1536, muitos cristãos-novos deixaram Portugal, procurando um lugar para praticar o judaísmo de forma mais ou menos livre, tendo participado, entre o século XVI e o século XVIII, nas profundas mudanças socioeconómicas, religiosas e intelectuais que levaram o mundo ocidental à modernidade. A exposição mostra que, apesar da grande dispersão geográfica e religiosa desta diáspora, foi preservada uma certa coesão, cujos fatores de unidade se exprimem através da língua, da literatura, da liturgia, da arquitetura, dos patronímicos ou, ainda, da arte funerária. Embora compósita, partilha um destino comum que dará origem a uma nova forma de pertença coletiva, designada pelo termo a Nação.

As Jornadas Europeias da Cultura Judaica são um evento anual, que tem lugar desde 1999, organizado pela Associação Europeia do Património Judaico, em torno de um tema central, inspirador de um vasto conjunto de atividades, que decorrem, simultaneamente, em todo o continente europeu, desde o primeiro domingo de setembro, de forma descentralizada, plural e aberta. O seu objetivo fundamental consiste em realçar a diversidade e riqueza do judaísmo e a sua importância histórica local e internacional, com a firme intenção de promover o diálogo, a inclusão e o intercâmbio cultural. A edição de 2023 das Jornadas Europeias da Cultura Judaica tem como tema a Memória: coletiva ou individual, através da história ou da narrativa, a Memória é o cadinho em que se forjou o judaísmo; é através da memória que ele é mantido e transmitido.

Para saber mais sobre as Jornadas Europeias da Cultura Judaica: https://jewisheritage.org/edjc/2023-memory