13.09.2023

Jornadas Europeias da Cultura Jucaica assinaladas de novo em Torres Vedras

O Município associa-se, em 2023, mais uma vez, às Jornadas Europeias da Cultura Judaica.

Uma das formas em que se consubstancia essa associação é por meio da apresentação, no Centro de Interpretação da Comunidade Judaica de Torres Vedras, da exposição A Diáspora Judaica Portuguesa, a qual foi inaugurada nesse espaço na tarde do passado dia 3 de setembro e estará patente no mesmo até 1 de outubro. Trata-se de uma mostra itinerante produzida pela Editorial Chandeigne e apresentada em Portugal pela Associação Hagadá | Tikvá – Museu Judaico Lisboa, sendo composta por 19 painéis e dois vídeos, que abordam os destinos da diáspora dos judeus portugueses (iniciada no final do século XV), fazendo também uma contextualização desse processo histórico.

A outra iniciativa com que o Município se associa este ano às Jornadas Europeias da Cultura Judaica é a abertura, no Centro de Interpretação da Comunidade Judaica de Torres Vedras, de um centro de documentação, o qual disponibiliza um acervo bibliográfico relacionado com a temática do judaísmo (que é também disponibilizado por meio do site da Rede de Bibliotecas e Centros de Documentação de Torres Vedras). Refira-se que esse centro de documentação funciona no horário do equipamento em que está inserido e no mesmo é proporcionada ligação à Internet para a realização de investigação.

A terminar o ato inaugural da exposição A Diáspora Judaica Portuguesa no Centro de Interpretação da Comunidade Judaica de Torres Vedras, e após uma visita à mesma, que contou com uma intervenção de contextualização a cargo da técnica municipal Isabel Luna, teve lugar um momento musical, a cargo de Ricardo Meira, que interpretou com flauta obras relacionadas com a cultura e a identidade judaica.