17.07.2024

Literacia Financeira no Agrupamento de Escolas Madeira Torres

A Biblioteca da Escola Secundária Madeira Torres, iniciou no ano letivo 2023-2024, o desenvolvimento do projeto de “Educação Financeira: Conhecimento é Poder”. Neste primeiro ano foram envolvidos 330 alunos (JI, 1ºciclo, 2º ciclo e secundário) e 17 professores.

Este projeto nasceu devido a notícias frequentes que referem Portugal como sendo um dos países com indicadores globais de literacia financeira mais baixos.

O principal objetivo foi preparar os alunos para o uso de dinheiro de forma responsável e promover o sentido crítico e a cultura de poupança.

As atividades dinamizadas em sala de aula, decorreram de janeiro a junho e envolveram a visualização de vídeos sobre necessidades versus desejos e bens essenciais e bens supérfluos.

Pesquisa individual e a pares, utilizando recursos analógicos e digitais sobre os temas, planeamento e gestão do orçamento, sistema e produtos financeiros básicos, poupança, crédito e ética.

Debates e diálogos sobre o tema, a importância da poupança, consumo excessivo e endividamento.

Leitura e interpretação de textos.

Elaboração de poemas sobre o tema.

Quadro 1 – Poemas de alunos do 1º Ciclo.

Já aprendi

Que devemos poupar

Terei problemas

Se tudo gastar.

Se tenho um orçamento

E mais dinheiro gastar

Os bens essenciais

Não poderei pagar!

Usei muito o meu cartão

De forma descuidada

Que grande aflição

Pois fiquei desgraçada!

Jogos interativos.

As atividades foram transversais ao currículo, envolvendo Educação para a Cidadania, Português, Matemática e Economia.

Após a análise dos questionários realizados aos professores e alunos envolvidos no projeto verificou-se que este foi avaliado com nível 4 (Muito Bom) pela maioria dos intervenientes, sendo solicitado que seja dada continuidade no próximo ano letivo.